segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nota aos "Seres Humanos" (Até onde vamos?!)


Por Márcio Rafael (Acadêmico de Ciências Sociais da UNIFAP)

BAADER-MEINHOF BLUES
Legião Urbana

Composição: Dado Villa-lobos/ Renato Russo / Marcelo Bonfá

A violência é tão fascinante
E nossas vidas são tão normais
E você passa de noite e sempre vê
Apartamentos acesos
Tudo parece ser tão real
Mas você viu esse filme também.

Andando nas ruas
Pensei que podia ouvir
Alguém me chamando
Dizendo meu nome.

Já estou cheio de me sentir vazio
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé.

Essa justiça desafinada
É tão humana e tão errada
Nós assistimos televisão também
Qual é a diferença?

Não estatize meus sentimentos
Pra seu governo,
O meu estado é independente.

Já estou cheio de me sentir vazio
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé.

Tudo começa no banal. E ser banal é fácil de mais!!! Hoje eu e você vivemos em um mundo muito difícil, em um mundo que de tão difícil, acabamos por nos destruímos em cada esquina, em cada viela, em cada lar, em cada bar, em cada racha de automóveis e inclusive em nossas mentes, em nossas almas.  O que é Ser “SER HUMANO???” o que será essa palavra em uma modernidade tão chula e dolorida.
            Hoje não sabemos quem é herói ou vilão, moçinho e bandido. A única coisa que sabemos é que todos nós sofremos, todos são vitimas de um sistema falido, e quando falo de sistema falido é do total, do global uma crise no sistema ético, uma crise no amor, crise até mesmo de saber quem somos e como vamos ser em momentos de extremo medo ou de extrema raiva.
            Marta !!! Espancar!!! Conspirar!!! Maltratar!!! Desejar o MAL/MAU tanto faz isso sim é o fim do mundo!!! Ou somente reflexo do que realmente somos?? Quantos de nós passamos o dia despercebidos no meio da multidão, eu passo !!!, e vc?? Se um sistema ético falido faz vc nem ao menos aparecer, pq eu tenho que viver assim??? E pq vc também tem que continuar nessa letargia moral, nessa infelicidade banal??? A letra acima da Legião urbana sintetiza todo um cotidiano de miséria moral, de uma intelectualidade que no fim não servirá para nada se de fato eu e vc continuar-nós matando todos os dias sem ao menos refletir por tais atitudes. Se o amor me liberta o morte traz a esperança do que?? Essa morte dolorida, pouco a pouco.
 Eu e vc vamos acabar no fim com a única coisa que importa de verdade: as lembranças das coisas boas que eu e vc fizemos, nossa liberdade, nossa luta, nosso amor, nossos sonhos, nossa vida, nossa família, nossos amigos eu e você!!!

*texto escrito após ser confundindo, acusado e espancado por “SERES HUMANOS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário