quinta-feira, 6 de maio de 2010

Movimento estudantil faz história na UNIFAP

por Carliendell Magalhães

 
Movimento estudantil faz história na UNIFAP

Imerso em um profundo processo de BARRAR O AUMENTO TARIFÁRIO e conseguir que o transporte coletivo melhore substancialmente, capitaneado pelo DCE-UNIFAP, o movimento estudantil amapaense protagonizou um dos maiores fóruns de debate sobre o tema, já ocorridos em toda a história do estado.

Uma Sessão Especial da Câmara Municipal de Macapá, solicitada pelos estudantes e convocada pelo vereador Clécio Luis e o Presidente da Câmara, vereador Rilton Amanajás, ocorrida na UNIFAP ontem (05.05) debateu e encaminhou propostas contundentes a serem implantadas providencialmente no serviço de transporte coletivo. As mobilizações em torno dessa pauta levaram estudantes e trabalhadores a lotar o auditório multiuso da universidade, unidos em torno da causa. 

O posicionamento unitário dos estudantes, quando dissecavam em suas intervenções as mais profundas arbitrariedades cometidas por aqueles que oferecem o serviço encontraram no pronunciamento de entidades e órgãos de profunda credibilidade, presentes na sessão, como OAB e Ministério Público, enorme apoio e ao mesmo tempo indignação com o cenário deficiente que é hoje o sistema transporte.

No momento mais importante da sessão, ocasionalmente o mesmo momento em que o fornecimento de energia sofreu interrupção e os estudantes inegavelmente compromissados e no aguardo de uma resposta positiva e objetiva, sem arredar o pé e tendo em mãos os aparelhos celulares que se encarregaram de garantir a iluminação do amplo local, ouviram ainda na escuridão, o presidente da EMTU Sr. Haroldo Matos, também representante da prefeitura na ocasião, garantir mediante assinatura documental que A TARIFA MUNICIPAL NÃO AUMENTARÁ e que a Empresa Municipal de Transportes Urbanos irá agir incisivamente sobre todas as problemáticas apontadas pelos estudantes, no sentido de melhorar o transporte coletivo.

Mesmo após este compromisso, os estudantes propuseram a concretização de um documento oficial que será emitido pela Câmara Municipal, onde assinarão todas as entidades e órgãos presentes no evento com propósito de ratificar  todos os compromissos ali firmados e poder apresentar a população um resultado satisfatório. 

A luta dos estudantes refletiu a QUEDA DO POSSÍVEL REAJUSTE TARIFÁRIO e o comprometimento efetivo das representatividades públicas. As mobilizações não acabaram e até que vejamos a implementação das propostas não descansaremos.

Nas praças, nas ruas, quem disse que sumiu?!
Aqui está presente o movimento estudantil!

_____________________________________________________________
Carliendell Magalhães 
Militante do Campo Contraponto
Estudante do curso de Geografia da UNIFAP
Membro da comissão de manifestaçoes por melhorias no transporte coletivo
Diretor do DCE-UNIFAP

2 comentários:

  1. Realmente, estou muito orgulhoso com todos pelo dia de ontem! Dia que entrará para a história do movimento estudantil do Brasil, pois o estudante mostrou a sua organização e que, com muita pressão de nossa parte, iremos apresentar e solucionar nossos anseios!

    ResponderExcluir
  2. Acho que além da pressão, mobilização e compromisso foram as peças chaves de a sessão ter sido, além de bem-sucedida, um momento histórico na história do ME amapaense.
    Parabéns, companheirada!

    ResponderExcluir