quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abaixo-assinado pela construção de ciclovias em Macapá

Do blog: www.euqueroumaciclovia.blogspot.com

Está sendo veiculado um abaixo assinado endereçado a Secretaria de Transporte do Estado do Amapá SETRAP para que seja cumprida a lei 1247, de 22 de julho de 2008 (ver postagens anteriores). Esta lei institui que todos os municípios do Estado criem um sistema cicloviário e, no entanto, nem a capital mobiliza-se para tanto. Como vivemos em uma democracia estamos juntando algumas assinaturas em escolas, faculdades, bicicletarias e outras instituições que serão encaminhadas ao secretário para que ele se prouncie. Caso esta ação não seja efetiva não vejo outra alternativa se não a desobediência civil. Não podemos mais esperar. No mês passado, segundo o repórter policial Bolero Neto, houve duas mortes de ciclista no Estado. Quantos mais terão de morrer. Contribuam com este abaixo assinado divulgando-o. Os ciclistas agradecem.

ABAIXO-ASSINADO: PELA CONSTRUÇÃO DE CICLOVIAS NO PERÍMETRO URBANO DE MACAPÁ
DESTINATÁRIO: SETRAP- SECRETARIA DE TRANSPORTES DO ESTADO DO AMAPÁ

Nós, abaixo assinados, solicitamos ao SETRAP a inclusão de ciclovias nos projetos de reforma das principais via de acesso do município.
Está em vigor a lei LEI Nº. 1247, DE 22 DE JULHO DE 2008, que estabelece que todos os municípios do estado devem possuir um sistema cicloviário.
Nós entendemos que a saturação do tráfego no trecho em questão justifica a sua duplicação de algumas vias, entretanto defendemos enfaticamente que seja construída infraestrutura adequada para o uso da bicicleta com conforto e segurança, tendo em vista que:

  • A bicicleta é um meio de transporte muito eficiente em trechos de até 7 km.
  • O uso da bicicleta melhora a fluidez do trânsito e diminui a pressão sobre o sistema viário local;
  • Centenas de pessoas atualmente se deslocam de bicicleta na região, correndo graves perigos no trânsito;
  • Existe uma demanda reprimida de ciclistas na região, ou seja, muitas pessoas gostariam de usar a bicicleta, mas não o fazem devido à falta de segurança no trânsito;
  • A bicicleta oferece autonomia de deslocamento urbano, melhora a saúde do usuário e contribui para a diminuição dos danos ambientais.

Por assim entendermos, solicitamos que seja construída uma ciclofaixa em cada margem direita das principais vias de acesso próximo ao centro nas vias rodovias ciclovias segregadas das vias de veículos motorizados, seguindo padrões técnicos (dimensionamento, pavimento, sinalização, intersecções etc.) disponíveis no “Caderno de Referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades” (Brasil/Ministério das Cidades, 2007).

Demais informações sobre o projeto estão disponíveis em: http://euqueroumaciclovia.blogspot.com/

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