Senhor Conselheiro,
Em resposta ao Ofício 001/2011-CODIR, informamos que a suspensão parcial dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central, ocorrido desde 20/12/2011, foi necessária para a execução dos serviços de reestruturação do layout de alguns ambientes que, dado o crescimento natural desta Unidade, passaram a não atender satisfatoriamente no tocante ao seu funcionamento, tanto para o atendimento ao usuário quanto ao armazenamento do acervo.
2. A decisão por esse período ocorreu por se tratar de um período de baixa procura pelos serviços disponíveis e a previsão era de que estariam concluídos antes do inicio do período letivo regular, o que não foi possível, pois houve a necessidade de desmontar/montar divisórias, interromper/alterar as redes lógica e elétrica, além da ocorrência de alguns imprevistos passíveis de acontecer em qualquer obra.
3. Juntou-se aos serviços de reestruturação do espaço físico, a necessidade de resolver o problema de refrigeração no prédio. Estes serviços foram iniciados assim que a nova empresa de manutenção iniciou suas atividades no Campus, sendo primeiramente realizada a manutenção das centrais de ar menores, que já estão em funcionamento; para as centrais maiores, com aproximadamente 15 anos de instalação, optou-se pela substituição por outras menores que refrigerassem os ambientes individualmente, pois os constantes reparos, com reposição de peças danificadas, tornaram-se onerosos para a Instituição. Como esta etapa não pôde ser viabilizada de imediato, em 24/02/2011 foi iniciado o conserto das centrais, visando não prolongar o funcionamento parcial da Biblioteca.
4. Nessa reestruturação ocorreram as seguintes mudanças: a) transferência das salas de estudo em grupo para a sala de leitura com o acréscimo de mais três salas; b) criação de uma nova sala administrativa para a Divisão de Informação e Auxílio ao Usuário, antes instalada junto ao acervo, liberando, portanto, mais espaço para a armazenagem dos livros, que se apresentava insuficiente diante do aumento da coleção; c) remanejamento do guarda volumes para o corredor de acesso ao auditório, sendo acrescentados 135 escaninhos aos 35 existentes e, d) transferência do balcão de atendimento para o local anteriormente destinado ao guarda volumes.
5. Vale esclarecer que serviços de atendimento ao usuário (circulação do acervo e expedição de documentos, etc.) estavam sendo realizados em caráter especial para professores em atividade e alunos em fase de elaboração de TCC ou de Colação de Grau, bem como aqueles que não dependiam dos ambientes afetados pela reforma, como é o caso dos serviços técnicos e administrativos inerentes à rotina da Biblioteca.
6. Diante do exposto, informamos que a previsão de data limite para a normalização dos serviços é de 14/03/2011 e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Naucirene Corrêa Coutinho Figueredo
Diretora da Biblioteca Central
Portaria n.º 657/2008- UNIFAP
Ao Ilmo. Senhor
Conselheiro Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho
Conselho Diretor da Unifap
Nenhum comentário:
Postar um comentário