terça-feira, 7 de junho de 2011

Nota para a UNIFAP sobre Regulamentação do Ensino Privado


NOTA DO CONTRAPONTO DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA
Educação: regulamentar NÃO é privatizar!

Diferente do que vem sendo, irresponsavelmente, espalhado pela Universidade, Regulamentar o Ensino Privado é exercer controle estatal sobre as instituições privadas que prestam os serviços educacionais... E não o contrário! A educação é um direito de todos e deve ser garantida pelo Estado. No entanto, apenas 30,6% dos jovens de 18 a 24 anos estão no Ensino Superior e, infelizmente, 75% desse total está nas instituições de ensino privado (Fonte: PNAD/2009). Por isso, defendemos a Regulamentação para que essas instituições não vendam a Educação como mais uma mercadoria qualquer.
Regulamentar propõe: fiscalizar o serviço prestado, para que tenha a mesma qualidade desejada na Educação Pública; estrutura física adequada para formar com qualidade os acadêmicos; estabelecer um piso salarial para os professores dessas instituições; inserir o estudante na estrutura administrativa e deliberativa da instituição, criando-se os Conselhos Superior e Diretor, como em todas as Universidades Públicas; a isenção de juros nos atrasos de mensalidades, para garantir a permanência dos estudantes até o fim do curso; prover assistência estudantil e garantir o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Dados do MEC evidenciam que 90% da pesquisa científica produzida hoje no Brasil é oriunda das Universidades Públicas. Portanto, o ensino privado não vem cumprindo seu papel social, levando-se em conta, ainda, que há financiamento público através de projetos como o PROUNI. Diante disso, é dever do Estado intervir nesse quadro.
O CAMPO CONTRAPONTO do movimento estudantil nacionalmente luta por uma educação popular, 100% pública, gratuita, laica e de qualidade. Porém, como o ensino privado ainda é uma realidade, Regulamentar é reconhecer que os estudantes e os trabalhadores das instituições de ensino superior privado tem os mesmos direitos que nós.

Educação: regulamentar para garantir a qualidade!
Universalizar para transformar a sociedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário